Introdução

Esse página quer sugerir um caminho para o mundo novo. Daí , é importante estar atento ás ações das crianças, as suas expressões e seu jeito de viver com os outros. Faça as experiências que sugerimos ao longo dessa página com o grupo de acompanhantes (animadores).
Procure uma maneira de estudar com as crianças sem ficar preso ao esquema que está disposto. Aqui você encontra apenas sugestões de perguntas, um roteiro e algumas respostas de grupos de crianças.
Você pode usar esse jeito de conversar também com outros cantos, estórias e brincadeiras que as crianças gostam.

As crianças cantam, brincam e contam histórias , coisas que vem dos mais velhos e também que foram inventados agora, coisas que falam da vida do povo, mostram um jeito bom de viver, mostram também um jeito ruim de viver, tudo misturado.
Nessa página as crianças de Marcação mostram um jeito de cantar, de contar estórias, de brincar. Um jeito próprio de criança do povo pobre, filhos de trabalhadores.
Naquilo que cantam, bricam e contam, elas descobrem a sua própria história, a história do seu povo. E conversam sobre a vida de escravidão e sobre a vida de libertação, tudo misturado, com aquela sabedoria que Deus plantou no coração dos pequeninos.
Nessa página que passamos ás crianças e aos acompanhantes, as crianças de Marcação querem comunicar o que aprenderam uns com os outros, nos grupinhos e na vida, querem animar os outros e seguir pelos caminhos do Reino.

Afonso Horácio Leite
Movimento Amigo das Crianças
Marco-83