Lançamento do Livro Memórias em Movimento – 50 anos do MAC

Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC),
inspirado por Dom Helder Câmara, comemora 50 anos

O Movimento de Adolescentes e Crianças – MAC estará realizando um encontro comemorativo para festejar os seus 50 anos de atuação na área de defesa dos direitos da Criança e dos Adolescentes em todo o Brasil.

O encontro acontecerá no período de 17 a 21 de agosto, no Centro Pastoral Santo Eugênio de Mazenod na Paróquia Cristo Redentor, no bairro do Jordão Alto, Recife/PE, e contará com a participação de representantes de crianças e adolescentes que atuam nos grupos organizados em 09 Estados (AL, BA, CE, GO, DF, PB, PE, RN e MA), além de acompanhantes e veteranos que passaram pelo Movimento ao longo desses anos. O evento também contará com a participação de convidados de organizações parceiras e de outros países como Portugal e Timor Leste, e de pessoas que, junto com Dom Hélder Câmara e Dom Lamartine, contribuíram para a criação do MAC, a exemplo de Padre Reginaldo veloso e Edla Soares.

As comemorações contam com a realização de uma celebração e Lançamento do Livro Memórias em Movimento, no dia 18/08/2018 a partir das 18h30, no Centro Pastoral Santo Eugênio de Mazenod da Paróquia Cristo Redentor. Nos demais dias acontecerão o II Reencontro de Veteranos(as) do MAC e a XX Assembleia Nacional do MAC para uma reflexão sobre os frutos e caminhos do movimento.

O Livro Memórias em Movimento reúne memórias afetivas de experiências vividas ao longo deste cinquenta anos na defesa e promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes e na sua Organização Popular mediada pela Educação Popular, pela Arte, Cultura, pelas Brincadeiras, e pelo Evangelho.

Conhecendo o movimento:

O Movimento nasceu em julho de 1968, na Ilha do Maruim, Olinda/PE. Após a realização de uma pesquisa que identificou alto índice de violação de direitos de crianças e adolescentes, na localidade, devido a ausência de políticas públicas, Dom Helder Câmara e Dom Lamartine, bispos da Arquidiocese de Olinda e Recife motivaram a implantar uma experiência francesa que proporcionava o protagonismo infantil, onde as crianças e adolescentes se encontravam em grupos para discutirem a realidade da comunidade e juntos proporem alternativas de mudanças.

O MAC, assim, tem como Missão a inclusão social pela arte, cultura e protagonismo infanto-juvenil, promovendo a cidadania, motivando para a vida, desenvolvendo sujeitos críticos. Um movimento que visa garantir o lugar da infância e adolescência hoje, fazer valer os seus direitos de modo a promover o desenvolvimento integral e integrado.

Atualmente o movimento está estruturado em três programas: um voltado para formação, denominado Educação, Cultura e Cidadania; outro que abrange as ações de articulação política e organização de crianças e adolescentes, intitulado Sujeitos de Direitos, Nós Somos e, por fim, o que se refere às ações estratégicas de comunicação e sustentabilidade financeira, intitulado Comunicação e Mobilização de Recursos.

Maiores informações: e-mail mac@mac.org.br, pelo site www.mac.org.br, pelos telefones 81.33395319, 996648312 (Cledson), 987772719 (Sônia), 986183811 (Alice).