MAC

Encontro de Formação sobre Migração: uma riqueza desde sempre para todos os povos

MIGRAÇÃO: UMA RIQUEZA DESDE SEMPRE PARA TODOS OS POVOS

PRIMEIRO ENCONTROTEMA: O QUE É MIGRAÇÃO?
Ambientação: Bíblia, vela, marcas de pés desenhados e recortados, mala de viagem (recoberta de imagens de viajantes ou colocar as imagens em separado da mala).
1. Mantra: Convide as pessoas para ficar um momento de silêncio observando econtemplando a ambientação. Depois cante (refrão contemplativo): Teu sol não se apagará/Tua lua não será minguante/Porque o Senhor será tua luz/Ó povo que Deus conduz.

  1. Oração inicial: Senhor Jesus Cristo, experimentastes desde o berço a dureza de ser um migrante para proteger-se dos inimigos da vida. Em companhia de Vossa mãe Maria e São José, ganhastes honestamente o pão de cada dia como marceneiro em Nazaré. Fortalecei os migrantes que saem pelo Brasil  a fora para trabalhar, longe do carinho protetor de suas famílias, amigos e comunidades. Sejam sempre bem acolhidos, compreendidos e integrados pela Igreja e pela sociedade nos lugares onde forem morar temporariamente. Amparai-os na integridade de sua saúde e na dignidade de seus direitos. Sejam mais valorizados e compensados pelo seu exaustivo trabalho na agroindústria nacional. Durante o período da migração, sustentai-lhes na fé e na defesa de valores humanos e cristãos, herdados das tradições familiares e comunitárias. Que eles retornem sempre ao seu lar trazendo os frutos de digno trabalho e amor às lutas em favor do progresso de sua comunidade e de Vosso Reino. Amém!

http://www.pastoraldomigrante.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=684%3Aoracao-pelos-migrantes&catid=45%3Aoracao&Itemid=50

  1. Falando da vida (VER), a partir da música: Lamento Nativo

Lamento Nativo(Frei Domingos dos Santos O.P)
Eu venho de longe, eu sou do sertãoSou Pedro, sou Paulo, Maria, JoãoEu sou brasileiro, mas sou estrangeiroLutei pela pátria e ganhei cativeiro
E agora me digam se eu tenho direitoSe sou cidadão ou por Deus não fui feito?
Eu sou a nação, eu também sou irmão.Sou povo de Deus e não tenho porção.Eu venho da fome, da seca e da dor.Eu sou o trabalho e não tenho valor.
Eu faço a cidade e não moro: me arranjoPlantei e colhi, mas não como: sou anjoEu venho da terra sem distribuição.Eu sou do cansaço sem compensação.
Eu venho de longe, eu sou do sertão:Sou Pedro, sou Paulo. Eu sou a Nação.Eu faço a cidade, mas sou estrangeiro.Lutei pela pátria e ganhei cativeiro.Eu venho de longe, eu sou do sertão.

a)      A música fala que o migrante veio da seca, da fome e da dor. Que dores são essas?b)      Para você o que o compositor queria dizer nos versos: “Eu faço a cidade e não moro: me arranjo. Plantei e colhi, mas não como: sou anjo”?c)      Todas as pessoas foram feitas por Deus. Por isso todas têm o direito de viverem bem e dignamente. Você conhece algum migrante com uma história parecida com a música?
4. Refletindo sobre o tema:
Leitor 1: A palavra MIGRAR significa a passagem de um lugar para outro. E no dicionário Aurélio MIGRAÇÃO significa a passagem de um país para outro. Portanto, tanto pessoas quanto outras espécies animais fazem migração.
Leitor 2: Porém, a migração que iremos refletir aqui é a migração de pessoas que saem de um lugar para outro. A migração tanto pode ser interna (dentro do mesmo país) quanto pode ser externa (de um país para outro). Na migração interna a mudança geralmente se dá do campo para a cidade, dos interiores para as capitais e das regiões mais pobres para as mais ricas.
Leitor 1: A migração se tornou mais forte a partir da revolução industrial do século XIX. Os historiadores falam que entre 1830 a 1930 cerca de 100 milhões de pessoas em todo mundo migraram para próximo das fábricas. Os dados mais atuais já indicam que desde 2007 a maioria da população mundial vive em cidades. Isso quer dizer que a grande migração foi do campo para o mundo urbano.            Já em relação à migração internacional, segundo o relatório da ONU (de 2009 – Ultrapassar barreiras: Mobilidade Humana e Desenvolvimento Humano),  estima-se que 200 milhões de pessoas são migrantes internacionais.
Leitor 2: Diante disso, o que podemos fazer para acolher melhor as crianças e os adolescentes migrantes e seus familiares? Pois, o Brasil tem uma grande história de migração desde a chegada dos portugueses em 1500. Mas é a partir dos anos de 1950 que o fluxo de migrações cresceu no país, do campo para cidade e dos estados mais pobres para os mais ricos. E mais recentemente muitos brasileiros têm saído para trabalhar/morar em países mais ricos, enquanto pessoas de outros países mais pobres estão vindas para o Brasil.
5. Leitura bíblica (JULGAR): Lv 19, 33-346Meditação/partilha: O que a Palavra de Deus pede para fazermos diante dessa realidade?7Pai Nosso: Senhor, lembre-se de nós no seu Reino e nos ensine a rezar acolhendo o migrante: Pai nosso que estais no céu…   8. Agir: Vamos pesquisar sobre a migração das nossas famílias. Cada um vai conversar em casa sobre o passado dos seus familiares, a respeito da migração. Pergunte:* Quando foi?* Por que migrou?* Como foi deixar sua terra e as pessoas queridas?* Quando chegou o que aprendeu? O que gostou?* Trazer para o próximo encontro fotos ou carta ou algum objeto da época da migração de seus familiares.
9Produção do material – compreensão da meninada

GibiParaíba e Pernambuco.
DesenhoBahia e Delmiro
Textos (poema, história de vida, contos, etc.)Ceará e Mossoró
Idéias de ações transformadoras –Ceilândia e Goiás.

10. Preparar o próximo encontro: Em que lugar será? Que horário?
Dividir tarefas para o próximo encontro: coordenação, ambientação, oração, motivação da vida (preparar o material necessário), escrever o tema, dividir quem ficará responsável por cada parte do encontro…11Benção final (à escolha do grupo).12. Brincadeira
Sugestão de filmes:
MORTE E VIDA SEVERINA (desenho animado)Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=alOXpuFX8yo
O MIGRANTEDisponível: http://www.youtube.com/watch?v=63i0I3IYpy0
MIGRANTES.Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=Laf1BwcGpgI