AMARELINHA

amarelinha

 

Como funciona: Tem como base um caminho dividido em casas numeradas e riscado no chão com giz. Após jogar uma pedrinha em uma casa – em que não poderá pisar -, a criança/adolescente vai pulando com um pé só até o fim do trajeto. Ao chegar, deve retornar apanhar a pedrinha e recomeçar, dessa vez, atirando a pedra na segunda casa e depois nas seguintes até passar por todas. O/a participante que errar o alvo ou perder o equilíbrio passa a vez para outro (a).
Existem inúmeras variações de denominações e formas de brincar de amarelinha pelo mundo. Exemplos: Macaca, avião, sapata, tô-tá, xadrez, boneca, casco e queimei são alguns dos nomes que a brincadeira recebe no Brasil. O trajeto pode ter formas diversas.

Para Refletir:
Todos e todas gostaram da brincadeira?
O que vocês mais gostaram? Por quê?
O que vocês não gostaram? Por quê?
Durante a brincadeira alguém ficou torcendo para o/a colega perder? Por quê?
Alguém conhece outra brincadeira parecida com a Amarelinha? Como é? Quem geralmente lava roupa é o homem ou a mulher? O que a brincadeira tem de parecido com nossa sociedade? O que Jesus diria sobre esta brincadeira? Como a gente pode mudar esta brincadeira para deixá-la do jeito que Jesus goste? Agora vamos brincar de novo, mas com as mudanças que nós fizemos!