Memórias em Movimento – Educação Popular e Evangelização Libertadora com Crianças e Adolescentes

Olá amiga e amigo do MAC!

Estamos contentes em comunicar que o livro MEMÓRIAS EM MOVIMENTO – EDUCAÇÃO POPULAR E EVANGELIZAÇÃO LIBERTADORA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES já está pronto e impresso! Ele contém mais de 100 textos de memórias sobre as diversas experiência dos 50 anos de vida do MAC no Brasil.

“A memória guardará o que valer pena. A memória sabe de mim mais que eu;  E ela não perde o que merece ser salvo.” (Eduardo Galeano)

 

Celebrar um cinquentenário exige uma parada afetiva, cuidadosa e amorosa, para se construir coletivamente as memórias de um Movimento que fincou raízes nas pegadas da Educação Popular e da Evangelização Libertadora. Meio século de existência em defesa do protagonismo e na luta pela garantia dos direitos das crianças/adolescentes. Qual foi o legado deixado pelo Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC) nessa trajetória?

Dar visibilidade ao Movimento de Adolescentes e Crianças, e por sua vez, aos membros anônimos que fizeram parte dessa história da infância oprimida, é um dos objetivos deste livro. Além disso, também faz parte das intencionalidades dessa publicação: resgatar a história do MAC por meio das memórias feitas pelos próprios membros; celebrar seus cinquenta anos; refletir sobre a contribuição que o Movimento deu à sociedade brasileira e sobre o seu futuro. Afinal, como bem disse o Cledson Reis dos Santos, no texto que escreveu para esse livro:

Cinquenta anos é o tempo da maturidade de qualquer ser, seja ele humano ou institucional. É um tempo de alçar novos voos com a tranquilidade e a segurança que a vivência dos anos favoreceu. É ter a clareza daquilo que se quer viver. É ter a vontade de reescrever a história, levando consigo o aprendizado dos acertos e erros cometidos. É poder servir de referências para outros que hão de vir. É disponibilidade para partejar.

Que a amizade e a vontade de continuar partejando resistências, transformações e libertações junto com as crianças/adolescentes e na perspectiva delas se renove a cada página lida.

Compartilhamos tal notícia como quem lhe convida antecipadamente para o seu lançamento, que será realizado pelo MAC local.

Desde já agradecemos seu interesse e participação.
Entre em contato conosco e faça o seu pedido.