ESCOLA BÍBLICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

No dia 18 de março de 2017 iniciou-se em Itaguari/GO a primeira Escola Bíblica de Crianças e Adolescentes. O momento formativo teve 4 etapas, no decorrer do referido ano. Finalizou-se no dia 18 de novembro de 2017. Entre uma etapa e outra aconteceram alguns encontros de aprofundamento.

No encerramento, as crianças foram motivadas a se reunirem em grupo e escreveram algumas linhas, a fim de contarem para a comunidade, o que a Escola Bíblica significou para a vida delas. Seguem fragmentos do escrito coletivo:

“A Escola Bíblica serve para as crianças e adolescentes aprofundarem o ensino da Bíblia, a aprender a não querer ser melhor do que os outros; a dividir o pão, a compartilhar, a ajudar o próximo, a ter educação, a não empurrar os outros na hora de comer, a saber respeitar. A Escola Bíblica ensina a ter responsabilidade, traz histórias da vida de pessoas justas que foram importantes para a sociedade (Zumbi, Margarida Alves e etc.); ensina brincadeiras divertidas e que tem hora de brincar e de falar”.

Além do escrito coletivo, algumas crianças/adolescentes falaram individualmente sobre o que vivenciaram no decorrer do ano:

“A Escola Bíblica é boa porque ensina coisas interessantes sobre Deus. Ensina amar, a ter carinho, respeitar e cuidar da casa; aqui varre o salão, lava os pratos…” (Maralice, 12 anos).

“É bom demais porque interage com os colegas, aprende muitas coisas, faz orações, canta músicas, se diverte” (Isabela, 12 anos).

“Eu gosto de estar aqui porque é bom, é divertido. Aprende sobre Deus e Jesus, conhece mais pessoas, se comunica com as pessoas” (Victor, 13 anos).

“Uai… Eu gostei das brincadeiras, da oração da tarde, das danças, do almoço” (Stefany, 12 anos).

“Eu acho bom porque têm várias brincadeiras e também a gente faz oração, assiste filme, faz tarefa, escreve carta…” (Sara Cristina, 12 anos).

“A Escola Bíblica me incentivou em muitas coisas e a inventar muitas músicas” (Víttor Maycom, 13 anos).

Pelas partilhas percebe-se que aprendizados, respeito, educação, responsabilidade, cuidado com a “Casa Comum”, orações, músicas, brincadeiras, criatividade, justiça e interação com pessoas amigas são realidades que fazem parte do universo das crianças. Então, a afirmação generalizada  de que “criança não quer nada com nada, ou não quer saber de nada”, precisa ser pensada e repensada, pois nem sempre vai de encontro ao que as crianças refletem, a partir das suas experiências.

A Escola Bíblica de Crianças e Adolescentes contou com a participação de 27 crianças, sendo 20 meninas e 7 meninos. Foi organizada pelo MAC (Movimento de Adolescentes e Crianças), em parceria com o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e comunidades católicas rurais e urbanas da Paróquia São Sebastião, de Itaguari.

MAC/CEBI – Goiânia, 21 de novembro de 2017.