50 Anos do MAC

Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC),
inspirado por Dom Helder Câmara, comemora 50 anos

O Movimento de Adolescentes e Crianças – MAC estará realizando um encontro comemorativo para festejar os seus 50 anos de atuação na área de defesa dos direitos da Criança e dos Adolescentes em todo o Brasil.

O encontro acontecerá no período de 17 a 21 de agosto, no Centro Pastoral Santo Eugênio de Mazenod na Paróquia Cristo Redentor, no bairro do Jordão Alto, Recife/PE, e contará com a participação de representantes de crianças e adolescentes que atuam nos grupos organizados em 09 Estados (AL, BA, CE, GO, DF, PB, PE, RN e MA), além de acompanhantes e veteranos que passaram pelo Movimento ao longo desses anos. O evento também contará com a participação de convidados de organizações parceiras e de outros países como Portugal e Timor Leste, e de pessoas que, junto com Dom Hélder Câmara e Dom Lamartine, contribuíram para a criação do MAC, a exemplo de Padre Reginaldo veloso e Edla Soares.

As comemorações contam com a realização de uma celebração e Lançamento do Livro Memórias em Movimento, no dia 18/08/2018 a partir das 18h30, no Centro Pastoral Santo Eugênio de Mazenod da Paróquia Cristo Redentor. Nos demais dias acontecerão o II Reencontro de Veteranos(as) do MAC e a XX Assembleia Nacional do MAC para uma reflexão sobre os frutos e caminhos do movimento.

O Livro Memórias em Movimento reúne memórias afetivas de experiências vividas ao longo deste cinquenta anos na defesa e promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes e na sua Organização Popular mediada pela Educação Popular, pela Arte, Cultura, pelas Brincadeiras, e pelo Evangelho.

Conhecendo o movimento:

O Movimento nasceu em julho de 1968, na Ilha do Maruim, Olinda/PE. Após a realização de uma pesquisa que identificou alto índice de violação de direitos de crianças e adolescentes, na localidade, devido a ausência de políticas públicas, Dom Helder Câmara e Dom Lamartine, bispos da Arquidiocese de Olinda e Recife motivaram a implantar uma experiência francesa que proporcionava o protagonismo infantil, onde as crianças e adolescentes se encontravam em grupos para discutirem a realidade da comunidade e juntos proporem alternativas de mudanças.

O MAC, assim, tem como Missão a inclusão social pela arte, cultura e protagonismo infanto-juvenil, promovendo a cidadania, motivando para a vida, desenvolvendo sujeitos críticos. Um movimento que visa garantir o lugar da infância e adolescência hoje, fazer valer os seus direitos de modo a promover o desenvolvimento integral e integrado.

Atualmente o movimento está estruturado em três programas: um voltado para formação, denominado Educação, Cultura e Cidadania; outro que abrange as ações de articulação política e organização de crianças e adolescentes, intitulado Sujeitos de Direitos, Nós Somos e, por fim, o que se refere às ações estratégicas de comunicação e sustentabilidade financeira, intitulado Comunicação e Mobilização de Recursos.

Maiores informações: e-mail mac@mac.org.br, pelo site www.mac.org.br, pelos telefones 81.33395319, 996648312 (Cledson), 987772719 (Sônia), 986183811 (Alice).

 

 

 


Eis que o Movimento de Adolescentes e Crianças – MAC celebra 50 anos de (RE) EXISTÊNCIA, são muitas MEMÓRIAS, IDENTIDADES e LUTAS.

O ano de 2018 é literalmente, um ano de graça, um ano de festa! Damos notícia de reencontros Regionais/Estaduais entre veteranos e veteranas em Alagoas, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. Agora chega o momento de realizarmos um grande encontro nacional. É o ano que é também comemorado os 50 anos da PEDAGOGIA DO OPRIMIDO e tantas outras comemorações.

O Encontro comemorativo dos 50 anos de vida do MAC no Brasil acontecerá em terras pernambucanas, terra das origens, porque em tempos nebulosos e difíceis é preciso retornar às origens, ao Primeiro Amor (livro do Apocalipse) para nos fortalecermos na caminhada. e terá dois grandes momentos, o II Reencontro de Veteranos e Veteranas e a XX Assembleia Nacional do MAC que terão como objetivos:

  1. Refletir sobre a Caminhada do Movimento ao longo destes 50 anos: das Memórias afetivas que nos sustenta, das várias faces/Identidades que o MAC tem, das bandeiras de Lutas que nos move, a apontar assim, os Novos Rumos que o Movimento deve tomar;
  2. Avaliar os avanços, os limites e desafios enfrentados pelo MAC no último triênio 2015 – 2018;
  3. Analisar a conjuntura do Brasil e do Mundo e os rebatimentos na caminhada do MAC;
  4. Planejar a caminhada do MAC a longo prazo (5-10 anos), médio prazo (3-5 anos) e curto (1-3 anos)
  5. Eleger a Nova Coordenação Nacional do MAC.

Mais informações abaixo:


MOSTRA 50 ANOS DO MAC: Olha que Luz é Aquela.
Vai acontecer durante o II Reencontro de Veteranos/as e da XX Assembleia Nacional do MAC, ocasião em que será celebrado nacionalmente o aniversário de 50 anos, a Mostra 50 anos do MAC: Olha que Luz é Aquela contando experiências exitosas ao longo destes 50 anos no formato de Banner / Poster, Instalação (painel, cartazes, varal, baú, mandala…), Exposição de Vídeos, de Fotos nos seguintes eixos:

A) Experiências Educativas (com crianças, adolescentes, com as famílias, com a comunidade, na escola, etc);
B) Experiencias Sujeito de Direitos (Conselhos de Direitos, Conferencias, Fóruns, etc);
C) Experiências de Ações Transformadoras (ações que mudaram o bairro, localidade, etc);
D) Experiências de Convênios e Parcerias (MAC x Universidades, ONGs, Políticas Públicas – Gov; etc);
E) Experiências de Projetos Sociais e Culturas (Serviços de Atendimento diário ou Pontuais por períodos);
F) Sistematização a partir da Academia (monografias/TCC, Dissertações, Teses).


Comemoração Nacional dos 50 anos do MAC em Recife/PE
Data: 18 de Agosto/2018
Horário: 19hs
Local: Centro Paroquial Cristo Redentor – Jordão Alto, Recife/PE

Programação prévia: 

  • Cortejo cultural de abertura com cartazes, símbolos, instrumentos, músicas…
  • Mística de Abertura: Coordenação Nacional de Crianças e Adolescentes do MAC e Crianças do Projeto Pingo da Vida – MAC Macaxeira, Recife/PE.
  • Sentidos e Sabores a celebrar os 50 anos do MAC: Memórias – Identidades – Lutas (síntese poéticas)
  • Louvores/ofertas das principais conquistas nestes 50 anos (por estado)
  • Evangelho proclamado pelas crianças e adolescentes e Reginaldo Veloso
  • Depoimentos + Lançamento do livro Memorias em Movimentos
  • Homenagem e Agradecimentos
  • Oração de Agradecimento
  • Vídeo Institucional dos 50 anos do MAC
  • Ciranda
  • Apresentações Culturais
  • Bolo 50 anos do MAC

 

 

Aqui você vai encontrar todas as Informações sobre as Atividades de Celebração dos 50 anos do MAC. 

 


Carta pedindo ajuda financeira para a Assembleia N acional

 

https://www.youtube.com/watch?v=7ZNXHW_p3S8